Techno Park Campinas aumenta seus postos de trabalho mesmo com a pandemia

Apesar das mudanças nas rotinas de trabalho e do impacto direto no setor econômico do país gerados pela pandemia, o Parque Tecnológico Techno Park Campinas teve um acréscimo de 4% em seus postos de trabalho no ano de 2020, apresentando 4.741 empregados formais.

Muitas das empresas instaladas tiveram que se reestruturar para assegurar seus funcionários ativos. Adotar o home-office como estratégia segura foi inevitável, o que resultou na redução sensível da quantidade de acessos de pessoas ao Techno Park.

No entanto, mesmo com uma pequena queda no número de postos de trabalho das empresas instaladas, que em 2021 caiu para 4.686, ainda foi possível manter-se em uma progressão de crescimento, se comparado ao ano de 2018.

Os dados sobre postos de trabalho no Techno Park Campinas

 

Relatórios e dados.

 

Obtivemos os dados na elaboração do Relatório Anual de Atividades do Techno Park Campinas.

A Linkages mapeou e compilou os dados deste relatório e os seus insights demonstram o intenso trabalho da ASSOCITECH, órgão gestor do Parque.

A ASSOCITECH oferece apoio à operação das empresas e seu relacionamento dentro do ecossistema de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). Além do mais, a disponibilidade de infraestrutura serve às 52 empresas de base tecnológica instaladas no parque.

Dentre o total de empresas, o mapeamento apontou para uma pluralidade de segmento de atuação, mostrando uma porcentagem expressiva em oito áreas diferentes.

Em primeiro lugar, se destaca o setor de Automação, Automotivo e Eletrônica Embarcada, com 27% desses estabelecimentos. 

“O mapeamento da Linkages não só levanta resultados essenciais do Parque como também permite melhorar a visibilidade das empresas residentes para uma possível sinergia entre empreendimentos de interesses compatíveis. Ainda, dá mais espaço a essa pluralidade de setores em que as empresas do Parque atuam”, expõe José Luiz Guazzelli, diretor do Parque Tecnológico Techno Park Campinas.

Resultados de PD&I do Techno Park Campinas

 

Conforme o mapeamento, podemos observar as atividades do Parque referente aos resultados de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Mapeamos 7 tecnologias licenciadas, 15 geradas e 81 patentes concedidas e os resultados demonstram os esforços positivos do Parque em solidificar e ampliar os depósitos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Um exemplo de atuação dentro do Parque com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é a empresa Ecolab. Caso de sucesso, a Ecolab é líder global em soluções e serviços de água, higiene, energia e serviços que fornecem e protegem água pura. Assim como alimentos seguros, energia abundante e ambientes saudáveis.

A localização do Parque Tecnológico permite que a empresa instalada se conecte com importantes atores de inovação. Principalmente, considerando seu posicionamento estratégico e o fato de ser referência nacional em alta tecnologia.

Além do mais, o município é o segundo do estado de São Paulo com mais startups, atrás apenas da capital. E essa forte capacidade de atração está ligada diretamente com a concentração de importantes universidades, como a Unicamp, parceira do Techno Park.

Importância do mapeamento

 

A elaboração de um Relatório Anual representa um avanço na gestão de dados e melhoria das atividades dos processos do Parque. Com a instalação de 63 empresas, é essencial que esses empreendimentos possam se conectar e estar por dentro das atividades das empresas vizinhas. Até mesmo para a possibilidade de promover colaborações e ampliar postos de trabalho. 

A Linkages realiza serviços de pesquisa e mapeamento ao Techno Park Campinas desde 2018, principalmente nos assuntos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, também colabora com o Comitê CT&I do Parque na elaboração e implementação do Plano Estratégico.  A metodologia da Linkages está embasada em técnicas de geomarketing para prover resultados ainda mais confiáveis.

O Relatório Anual completo do Parque Tecnológico Techno Park Campinas pode ser acessado gratuitamente aqui.

Foto:  Associtech – Techno Park Campinas

pt_BRPortuguese