Endomarketing para startups de tecnologia: Saiba como atrair e reter os talentos mais disputados

Endomarketing e comunicação empresarial

Hoje em dia, é amplamente conhecido pelos CEOs e recrutadores de Startups brasileiras de tecnologia, o cenário escasso de profissionais para atuarem na área. Este contexto, embora venha se agravando nos últimos anos, não é uma novidade e pode ser atribuído à carências da educação pública na capacitação destes profissionais para o mercado de trabalho. 

Ainda, podemos citar dois agravantes para esta situação: 

  • Aumento exponencial da demanda: Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento GeekHunter em 2021, o segmento de tecnologia teve um aumento de 136% nas vagas disponíveis, em relação ao ano anterior. 
  • Contratações de empresas estrangeiras: Para empresas localizadas nos Estados Unidos, ou na Europa, onde a moeda local vale de 4 a 6 vezes mais do que o real brasileiro, acaba saindo muito mais barato (cerca de 40%) contratar um profissional estrangeiro em modelo remoto. Por sua vez, os colaboradores preferem este tipo de oportunidades, tanto pelos salários recheados, quanto pelo currículo.

Segundo as projeções da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), em 2025, o déficit de profissionais no setor deve chegar a 797.000 postos de trabalho, sendo que, atualmente, o Brasil forma cerca de 50.000 pessoas ao ano. 

Para sentir os impactos desta falta, não é preciso esperar até 2025. Já é mais do que sabido pelo mercado o quanto é difícil, não somente achar, mas reter os profissionais da área tech que, ao serem tão requisitados, sempre podem ser atingidos por melhores propostas de trabalho .

Todavia, em um mercado regido pela inovação e adaptabilidade, onde 45,7% das empresas abraçam a transformação digital (pesquisa realizada pela Sambatech em 2022) já existem fortes estratégias para contornar este panorama. 

Dentre elas, destacamos o endomarketing e employer branding, ambas derivações do casamento entre o RH e o marketing, que passaram a ser utilizadas como verdadeiras ferramentas de gestão em empresas de todos os segmentos. 

Com o objetivo de engajar e reter os melhores talentos do mercado e reduzir o turnover (alta rotatividade), tudo indica que estas áreas ganharão cada vez mais espaço, conquistando departamentos inteiros dentro das empresas. 

Endomarketing X Employer Branding: É preciso escolher? 

 

Colaboradores trabalhando em equipe, comemorando.

 

Embora similares e com objetivos parecidos, endomarketing e employer branding possuem algumas diferenças estruturais. Enquanto employer branding tem a ver com a construção de uma marca empregadora, para tornar a sua empresa um lugar desejável de se trabalhar, o endomarketing é voltado para o engajamento e valorização dos colaboradores que já trabalham para a empresa. É claro que, na prática, ambos acabam se misturando, mas é importante ter essa compreensão inicial. 

São estratégias complementares, e não é preciso escolher apenas uma. Intuitivamente, faz muito mais sentido focar nos colaboradores atuais em um primeiro momento, para depois pensar em construir uma marca empregadora. 

No dia a dia, acaba que, ao implementar ações de incentivo e engajamento, isso naturalmente já aumenta sua visibilidade e atrai olhares interessados, não só de candidatos, mas de sites como o Glassdoor, que ranqueia os melhores e piores lugares para trabalhar (great place to work). 

Por que o Endomarketing e Employer Branding funcionam?

 

Tirando o fato de estarmos perante um marco histórico impulsionado pelo avanço da tecnologia e apelidado de “a grande demissão”, onde milhões de pessoas simplesmente abandonam seus empregos estáveis na procura de liberdade, autonomia e propósito no trabalho, também devemos considerar que as prioridades das novas gerações no quesito trabalho não são as mesmas que há 10 ou 20 anos atrás. Estabilidade financeira, talvez um plano de saúde, e aposentadoria garantida já não são motivos suficientes para os mais jovens permanecerem em uma determinada empresa. 

É aqui que entra o endomarketing e o employer branding. 

Ainda em 2015, uma pesquisa realizada pela SHRM determinou que organizações com programas de reconhecimento aos colaboradores têm 31% menos chances de receber demissões voluntárias, ao mesmo tempo que empresas com práticas mais humanizadas de reconhecimento têm 12x mais chances de obterem bons resultados de negócios, já que a equipe se sente mais valorizada e, portanto, “veste a camisa” da organização. 

Já a falta de reconhecimento no trabalho, segundo uma pesquisa da Gallup realizada em 2022, é a principal responsável por 65% das demissões voluntárias.

Este dado não é de estranhar, se lembrarmos que o reconhecimento é uma necessidade psicológica. 

Em termos de produtividade, entra também o engajamento. Uma equipe engajada,que se identifica com os valores da empresa e enxerga no ambiente de trabalho uma oportunidade de crescimento individual, é uma equipe altamente  produtiva. E mais uma vez constatamos essa afirmação na pesquisa da Gallup, que classificou o engajamento como o fator capaz de aumentar em 147% o desempenho individual dos colaboradores. 

Em resumo, o endomarketing e o employer branding rendem bons resultados em termos de atração e retenção de talentos porque oferecem benefícios que vão além do básico (salário, plano de saúde, vale alimentação, equipamentos, etc) e sustentam um ambiente agradável e seguro onde as pessoas podem desempenhar suas funções e crescer profissionalmente. Inevitavelmente, essas mesmas pessoas trarão resultados cada vez melhores, por estarem genuinamente comprometidas com a empresa e saberem que serão reconhecidas por isso. 

Estratégias para atrair, engajar e reter os melhores talentos do mercado tech em 2023 

 

Código de programação exibido na tela de um notebook.

 

Agora que você compreendeu as bases do surgimento do endomarketing e do employer branding, e a importância de implementá-las o antes possível na sua organização, chegou o momento de escolher quais estratégias vão compor o seu escopo. Neste momento, não há uma resposta certa: apenas aquilo que é possível de ser implementado agora e que realmente vai funcionar no seu caso. 

Grandes empresas como CitiBank, Portobello, Toyota, Best Buy, Wise Up, Google, entre muitas outras, já investem pesado neste tipo de ações.

–  Invista na experiência: 

Momentos como entrevistas de emprego, onboardings, e apresentação de plano de carreira não precisam ser engessados e desestimulantes. Inclusive, são uma ótima oportunidade de engajar as pessoas investindo em uma comunicação diferenciada, que represente exatamente como você quer que os colaboradores se sintam dentro da empresa. 

– Employee value proposition:

Construa um canvas da proposta de valor dos seus colaboradores, onde você pode alinhar missão, visão, valores, e cultura da empresa. 

-Ofereça benefícios personalizados:

Nem todos os colaboradores vão se encantar com os mesmos benefícios, pelo simples fato de terem necessidades diferentes. Enquanto um pode precisar muito de um auxílio creche, o outro pode preferir vale academia, e assim por diante. Por isso é importante o item a seguir… 

– Crie um perfil ideal:

Assim como com os clientes, é necessário ter um ou mais perfis de colaboradores “ideais” para preencher o escopo da sua empresa. Desta forma, você pode prever os benefícios que mais vão fazer sentido para eles, e as ações para engajamento.

-Transparência, sempre:

Principalmente ao falarmos de startups e empresas jovens que crescem muito rapidamente, enquanto os processos ainda não estão 100% estabelecidos, é provável que os colaboradores muitas vezes precisem realizar tarefas que não estavam previamente combinadas, ou até receberem um fluxo maior de responsabilidades durante um tempo. 

Para não provocar frustrações, alinhe as expectativas desde o começo.  

-Use e abuse do reconhecimento:

Como falamos anteriormente, o reconhecimento é uma necessidade. E está mais do que comprovado a importância dele no ambiente de trabalho para aumentar a produtividade. 

A forma de reconhecer seus colaboradores é altamente personalizável. 

Para marcos mais significativos, recompensas materiais e monetárias são sempre bem-vindas. Mas, no dia a dia, um elogio para um trabalho bem feito, e o reconhecimento dos esforços diários pode ser suficiente para melhorar a qualidade do ambiente e a predisposição das pessoas. 

-RH e Marketing:

Para planejar ações específicas e datas comemorativas, reúna esforços desses times. Enquanto um tem as informações certas sobre cada colaborador e o clima de trabalho, o outro tem vasta experiência na criação de mensagens impactantes, identidade da marca empregadora e comunicação. 

-Convide as equipes para participarem:

Aqui é preciso tomar cuidado para não impor isso aos seus colaboradores. Mas um convite descontraído para reuniões que não tem necessariamente a ver com uma área específica, mas com a empresa em si e com os rumos que ela pode tomar, abrindo espaço para sugestões, mesmo que anônimas, vai fazer as pessoas se sentirem ouvidas. 

-Contrate softwares de endomarketing:

Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis para cuidar do engajamento dos seus colaboradores. Ferramentas que auxiliam na organização de tarefas e na comunicação interpessoal, evitando precisar recorrer ao WhatsApp, o que pode ser considerado invasivo, e menos formal do que o e-mail, que pode não se aplicar a todas as necessidades. 

-Tenha presença digital ativa:

Para a construção da sua marca empregadora, e para mostrar para o mundo a qualidade do ambiente de trabalho da sua empresa, seja ativo nas redes sociais e estimule os colaboradores a postarem conteúdos espontâneos sobre determinadas ações (Mais uma vez, cuidado para não tornar isso uma imposição) 

-Cuide da identidade visual:

Padronize toda a sua comunicação interna com um design estratégico que representa a identidade da empresa e a intenção para com os colaboradores. 

-Faça uma análise de performance:

De todas as estratégias adotadas, meça de tempos em tempos sua eficácia em números (indicadores de desempenho) e pesquisas internas de clima. Isso vai ditar seus próximos passos e garantir que está colocando o dinheiro da empresa no lugar certo. 

Colaboradores trabalhando em equipe.

 

Por último, mas não menos importante, entenda sobre pessoas e saiba que um vínculo empregatício/comercial é um vínculo como qualquer outro, e requer empatia, consideração e respeito de ambas partes. 

A Linkages oferece serviços de mapeamento de colaboradores, parceiros e fornecedores, assim como a padronização da comunicação com foco no endomarketing e no engajamento da sua equipe.

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