Visão de mercado: o que é e por que é importante mapear a tempo

Podemos definir uma visão de mercado como a identificação de novos hábitos e dinâmicas de consumo que formam nichos e subnichos a serem explorados e que tem um grande potencial de crescimento. Os clientes, normalmente, mudam o seu comportamento de consumo a partir de eventos diversos como: avanços tecnológicos, mudanças sociopolíticas, novos pontos de vista de uma mesma problemática ganhando evidência pelo mundo, etc. 

Um pilar fundamental da inteligência mercadológica é justamente o mapeamento constante de padrões de mercado. Afinal, é preciso saber de antemão quais produtos e serviços são mais aceitos pelo público e de que forma elaborar as ofertas para ser mais assertivo e condizente com o momento. 

Frequentemente, a sociedade é propensa a enxergar o “oportunismo” como algo negativo, quando presente no indivíduo isolado. Entretanto, para as empresas, estar à procura de novas oportunidades, tomar decisões embasadas em dados e construir uma estrutura onde o negócio consegue aproveitar o timing de uma mudança de padrão é, sem dúvidas, uma questão de sobrevivência para a organização e um sinônimo de sagacidade comercial perante a concorrência. 

A verdade é que “surfar a onda”, como popularmente é conhecido quando uma empresa usa uma mudança de padrão para benefício próprio, seja incorporando um produto na sua esteira ou ajustando a comunicação, nada mais é do seguir uma máxima fundamental no mundo dos negócios: 

“Perceba mudanças necessárias antes de que elas se tornem urgentes.”

 

Mapeamento de mercado como uma maneira de manter market share

Muito além do crescimento, um dos maiores desafios para as empresas é se manter no mesmo patamar, ou seja: não diminuir. 

Indicadores como vendas, faturamento, recorrência, são, idealmente, estáveis ou no mínimo, previsíveis. Caso contrário, prejuízos podem, inclusive, acarretar em perda de market share e até mesmo o falimento da organização. 

Em épocas anteriores, pode ter sido mais complexo mapear padrões e identificar demandas latentes no público. Embora muitas empresas adotassem essa visão (principalmente grandes empresas) os mecanismos de coleta de dados eram rudimentares e os processos, mais lentos. 

Por outro lado, hoje em dia, não só existem ferramentas e fontes de dados confiáveis à disposição, como empresas inteiras que se dedicam a interpretar e traduzir estes dados, a fim de manter seus clientes (no caso, outras empresas) sempre um passo à frente do mercado. 

Desta forma, a volatilidade do mercado e dos comportamentos de consumo tornam-se um perigo menor e amplia-se o horizonte de oportunidades de crescimento exponencial a curto e médio prazo. 

Benefícios de observar o mercado e se antecipar 

 

Obter visão de mercado através do mapeamento de padrões é uma chave promissora para todas as empresas, tanto as emergentes quanto as já consolidadas. Contudo, não basta apenas identificá-las, é preciso tomar decisões de mercado que viabilizem o aproveitamento daquelas que fazem sentido com as atividades originais da empresa. 

Uma vez que uma mudança é identificada e seu impacto no mercado é mensurado, existem algumas possibilidades: 

 

– Criar novos produtos e serviços: A empresa pode, em função da demanda latente, lançar um produto ou serviço que atenda às necessidades atuais do público. Por exemplo, Andrew Mason, founder do Groupon, observou que, em 2008, na China, era habitual que grupos de pessoas desconhecidas se juntassem para consumir produtos em quantidade e, dessa forma, usufruírem de descontos. Ele e seus sócios, tempo depois, criaram a plataforma Groupon, que permite o mesmo tipo de transação que já era popular na “vida real” e que surgiu de uma maneira espontânea, só que online. Atualmente, o Groupon é uma empresa bilionária que até o próprio Google já tentou comprar. Esse é o verdadeiro poder de observar o mercado. 

– Se preparar para mudanças: Ao estar ciente do rumo da sociedade, as empresas podem traçar planos para se manterem em funcionamento e seus produtos não ficarem obsoletos. Se a Blockbuster tivesse mapeado o mercado e migrado a tempo para o segmento de gaming ou streaming, por exemplo, talvez não tivesse falido perante um público que já não se interessava por alugar filmes no método convencional. 

– Ultrapassar a concorrência: O pioneirismo e a inovação são vantagens competitivas e devem ser tratadas como tal. Identificar uma nova dinâmica do cliente e já agir sobre ela coloca uma empresa, embora que temporalmente, à frente do mercado e seus concorrentes. 

– Focar no cliente: Não tente encontrar clientes para seus produtos, encontre produtos para seus clientes! Ninguém pode comunicar melhor suas necessidades do que o próprio público. Quanto mais adaptada à realidade sua oferta for, mais fácil o mercado a absorverá. 

Como funcionam as pesquisas de mercado 

 

Mesa com papeis com gráficos, tablets e ítens de oficina

 

A pesquisa de mercado pode apresentar dados qualitativos ou quantitativos. Através dos dados qualitativos, é possível interpretar a opinião das pessoas, seus desejos e comportamentos. Já os dados quantitativos, nos permitem mensurar estas informações valiosas em números que nos orientem sobre um padrão e seu potencial. 

Portanto, podemos dizer que, ao afirmar que: “37% das empresas brasileiras que fecharam no Brasil em 2022 não sabiam qual seria a melhor localização para seus pontos comerciais”, estamos tratando um dado misto, com propriedades qualitativas e quantitativas. 

Compilando informações passadas e atuais, a fim de traçar previsões para o futuro, podemos começar a vislumbrar padrões de comportamento, ou seja: repetições com características em comum. 

Uma vez identificado o padrão, chegar na visão de mercado é uma questão de tempo.  

 

Claro que, com o objetivo de apresentar a lógica, estamos simplificando ao máximo o processo, já que nele existem inúmeras ferramentas, profissionais e metodologias envolvidas, assim como padrões lineares, exponenciais e polinomiais. 

A difusão da inovação segundo Everett Rogers

 

O conceito de curva da difusão da inovação, apresentado por Everett Rogers, teórico da comunicação e sociólogo norte americano, busca descrever o processo pelo qual as inovações são introduzidas e assimiladas pela sociedade ao longo do tempo. 

Curva da difusão da inovação

Através de um grupo específico, uma mudança é disseminada e mantida por um período de tempo. Com o auxílio da curva da difusão da inovação, podemos identificar quais grupos detém comportamentos iniciadores ou de imitação, e quais porcentagens eles representam respectivamente. 

Segundo Rogers, o surgimento das mudanças atravessa, pelo menos, 5 grupos de pessoas: 

– Iniciadores: Quebram o modelo socialmente pré-concebido, dando origem ao padrão. 

– Introdutores: Conhecidos também como early adopters, continuam a introduzir o novo modelo em um contexto onde ainda não são maioria. 

– Vanguardistas: Iniciam a massificação do padrão, modificando a cultura e desdobrando a tendência para outros setores diferentes do original.  

– Corrente principal: Uma vez que a tendência já é a regra, são as pessoas que adotam o “novo normal”. 

– Resistentes: Conhecidos também como late adopters, abandonam o modelo anterior apenas quando não existe outra maneira de continuar nele. 

Como você pode perceber, a identificação, mensuração, e desdobramento em decisões das pesquisas de tendências de mercado são uma trama complexa de metodologias que pretendem desvendar indícios de algo tão volátil quanto o próprio futuro, e assim como tudo, estão em constante evolução. 

Como o seu negócio pode identificar padrões de mercado, se mantendo longevo e inovador 

 

-Use a tecnologia como bússola: 

Em pleno século XXI, é infinito o horizonte de tecnologias, organizações e metodologias, latentes e consolidadas, pensadas com este fim de interpretar grandes quantidades de dados de mercado e identificar padrões. 

Por citar apenas alguns exemplos: Google Trends, Trendwatching, Blog Opinion Box, Mindminers, WGSN Insider, etc. 

– Compreenda a história: 

Não olhe apenas para o futuro! Para quem souber interpretar e traçar projeções, o passado também desvenda acontecimentos posteriores, pois tudo está interligado na história. Principalmente no seu segmento, procure entender a fundo o que tem funcionado, o que deixou de funcionar e por que, como nasceu a necessidade que você atende. se ela ainda promete existir no futuro e sob quais transformações. 

– Tenha uma cultura de inovação: 

A inovação, para muitas empresas, passa longe de ser um conceito isolado. Ela está arraigada na cultura organizacional e serve como bandeira para qualquer tomada de decisão. 

Geralmente, ter uma cultura de inovação está relacionado a ser curioso por natureza, tomar decisões baseadas em projeções, testar conceitos na prática e empregar tempo e recursos na identificação de novos comportamentos sociais que possam ser relevantes para a empresa. 

– Confie em profissionais da área: 

Com o objetivo de colocar nossos clientes sempre um passo à frente e assegurar a rentabilidade das suas operações, a Linkages conta com especialistas em geomarketing que mapeiam o mercado. 

Ao contrário de ferramentas avulsas, nossas soluções incluem a interpretação de redes complexas de dados, e a tradução dos mesmos em relatórios personalizados que facilitam a compreensão e permitem a usabilidade imediata das informações. 

Pensa que podemos ter a solução certa para a sua empresa? Agende uma reunião conosco.

pt_BRPortuguese