A Linkages em parceria com o Sebrae for Startups realizaram nos dias 22, 23 e 30 de setembro de 2022 a 2ª edição da Academia de Projetos, um programa de capacitação de empreendedores/pesquisadores e qualificação de propostas submetidas à Chamada PIPE FAPESP Sebrae StartUp – Empresa – Validação tecnológica junto ao Cliente (PoC/MVP).
O convênio Fapesp-Sebrae promove a seleção de projetos no âmbito da Fase 3 do PIPE, voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras e à introdução dessas soluções ao mercado. Com recursos de até R$20.000.000 do Sebrae-SP, espera-se financiar projetos de validação tecnológica junto ao potencial cliente em áreas estratégicas.
O Sebrae for Startups apoia e promove o fortalecimento do ecossistema de inovação paulista através da facilitação das conexões entre startups e parceiros de negócios com o objetivo de impulsionar novas soluções de ciência e tecnologia e fomentar ações inovadoras no Estado de São Paulo. Desde 2020, mais de 50 parceiros foram conectados à missão de atender os diversos perfis de empreendedores paulistas com soluções de qualidade e com conhecimento prático de fundador para fundador (F2F), mais de 30 programas foram lançados, atendendo a mais de 1000 startups e em mais de 150 municípios paulistas. Em 2022, o Sebrae for Startups foi reconhecido como a melhor aceleradora de 2022 pela Startup Awards, reforçando seu compromisso com o potencial e criatividade de pesquisadores e empreendedores que querem construir empresas inovadoras no Estado de São Paulo.
O Programa Academia de Projetos é uma iniciativa que oferece treinamentos e mentorias para a elaboração de projetos em diversos programas de fomento e de crédito. O objetivo é que ao final do programa os pesquisadores/empreendedores estejam capacitados para escrever melhores propostas a estes programas, endereçando uma demanda das instituições de fomento à inovação por projetos melhores escritos. A primeira edição da Academia de Projetos ocorreu em 2021 e contou com a participação de 60 empresas de base tecnológica.
A expertise da Linkages em inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo está alinhada aos propósitos do Sebrae for Startup o que favoreceu a realização da 2ª edição da Academia de Projetos. No total, 149 startups se inscreveram na 2ª edição da Academia de Projetos. Os participantes foram agrupados em duas turmas. A Turma 1 contou com 65 empresas que apresentaram propostas mais amadurecidas de validação tecnológica de soluções junto ao potencial cliente e estavam aptas a receber mentorias. A Turma 2 teve um total de 84 empresas inscritas com potencial de participação em futuras chamadas de fomento e apoio à inovação.
A primeira etapa da capacitação da Academia de Projetos consistiu na realização dos treinamentos online entre os dias 22 e 23 de setembro para a Turma 1 e no dia 30 de setembro para a Turma 2. Nos treinamentos foram dadas orientações e informações específicas sobre o escopo do edital da Chamada, os critérios de habilitação e avaliação, dicas de preenchimento da proposta de validação, conceitos presentes na Chamada, esclarecimento de dúvidas sobre documentação exigida e inserção dos mesmos no sistema eletrônico de submissão de propostas. A Turma 1 também teve a oportunidade de participar de dinâmicas de redação de propostas de validação nas salas virtuais.
As startups também tiveram a oportunidade de submeter, no ambiente de sala de sala online, uma minuta de suas propostas de validação tecnológica junto ao potencial cliente para avaliação e seleção pela equipe Linkages para a etapa de mentorias. Ao todo, 30 startups receberam até duas horas de mentorias individuais, entre os dias 3 e 13 de outubro, lideradas por um mentor/mentora. Nas sessões de mentoria, os projetos de pesquisa das empresas foram discutidos com vistas a tirar dúvidas sobre a adequação das propostas, estilo de redação e etapas de inscrição na Chamada.
Ao fim da 2ª edição da Academia de Projetos, as startups participantes estavam mais preparadas para submeter sua proposta de validação junto ao potencial cliente na Chamada PIPE Fapesp-Sebrae a fim de acelerar a jornada de introdução de suas soluções inovadoras no mercado.