Fazer ou não a escolha certa do ponto comercial pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento, seja qual for o segmento ou tamanho. Isso acontece porque a dinâmica do local vai impactar diretamente nas vendas e na visibilidade da marca.
Portanto, essa é uma questão que vai muito além de estar em uma rua “movimentada”, ou “longe da concorrência”.
Tomar a decisão certa, mantendo os riscos ao mínimo, vai depender de uma análise aprofundada que leva em consideração diversos fatores. E visto que não queremos deixar nada livrado à sorte, os dados geolocalizados serão nosso norte durante todo o estudo.
Antes de pensar em local, compreenda o seu negócio
A escolha do ponto comercial não é uma decisão isolada.
Antes de mais nada, é necessário compreender a fundo as características particulares do seu negócio, o que ele oferece e para quem.
O conceito dos 4 Ps do marketing pode auxiliar essa análise:
Os 4 Ps do marketing descrevem as quatro principais ferramentas que uma empresa pode usar para influenciar a demanda do consumidor e criar valor para seus clientes. São elas: Produto, Preço, Praça (ou ponto de venda) e Promoção.
Cada um desses elementos tem um papel importante a desempenhar na estratégia de marketing de um negócio, incluindo na escolha do ponto comercial.
Produto: Aqui vamos considerar as características do produto ou serviço oferecido pela empresa. A escolha do ponto comercial sem dúvidas será influenciada por este pilar, visto que algumas ofertas são mais adequadas para determinadas regiões.
Afinal, você não iria abrir uma fábrica de biquínis no Alaska, certo?
Preço: Quanto custa o produto ou serviço para o consumidor final? Este pilar é crucial por 2 motivos. Primeiro porque o valor que você vai pagar por um determinado ponto precisa compensar no fim do mês. Segundo porque é necessário garantir que as pessoas que transitam por aquele local terão condições financeiras e tendência a sentir desejo pelo que está sendo oferecido.
Promoção: O plano de marketing e publicidade da empresa influencia a escolha do local de forma indireta, mas constante. Afinal, é necessário gerar desejo: as pessoas certas precisam passar pelo seu negócio e se sentirem tentadas não só a entrar, mas a comprar.
Praça: Aqui já estamos falando diretamente do ponto de venda, a localização do negócio. Pensar em questões como acessibilidade, tráfego diário, visibilidade e concorrência é essencial para uma escolha estratégica.
De nada vale ter uma loja com ótima estrutura se ninguém consegue chegar até lá, ou ela fica escondida e sem visibilidade.
O lugar ideal é onde o seu cliente te encontra com facilidade
O principal fator que torna um determinado local ruim para o seu negócio é a baixa concentração do público-alvo nos arredores.
Ou seja: locais de passagem ou difícil acesso para eles.
Por este motivo, definir o público-alvo é uma etapa essencial na escolha do ponto comercial, uma vez que permite à empresa identificar a localização mais adequada para seus clientes em potencial.
Em primeiro lugar, defina quem o seu negócio atende, mapeando características como:
- Faixa etária
- Gênero
- Renda média
- Potencial de consumo
- Hábitos
- Necessidades
- Preferências
Por último, faça uma pré-seleção de locais com uma alta concentração desse público, e um alto fluxo diário de pessoas.
Atenção às necessidades particulares
Além de dados e fatores externos, é necessário contemplar sua situação em particular. Isso porque de nada adianta escolher o ponto comercial perfeito se a sua empresa não pode pagar por ele, ou se ele não atende características específicas que são essenciais.
Você abriria uma chocolateria em um local onde bate o sol a tarde inteira? Ou um negócio de itens de decoração, com uma vitrine caprichada, e um ponto de ônibus bem na frente?
Tudo isso precisa ser considerado a fim de evitar surpresas.
Desvendando um ecossistema complexo
Como você deve ter percebido, uma decisão dessa magnitude não é algo simples de ser executado, sendo necessário:
- Acesso a dados de mercado atualizados e georreferenciados
- Capacidade de interpretação da sua dinâmica e interação
- Estabelecimento de um ranking de prioridades customizadas
- Mapeamento de opções disponíveis e acessíveis ($$$)
Basicamente, para aqueles que decidem fazer por conta, é dado, planilha e reunião que não parece ter fim.
Na Linkages, sabemos que o seu tempo é precioso demais para ser gasto de forma pouco estratégica. Por isso, nossa tecnologia geoespacial e especialistas mapeiam, coletam e analisam todos os dados relevantes por você, te entregando uma seleção dos pontos comerciais com mais chances de sucesso para o seu caso específico.
Na prática, você acaba tendo mais opções, dentre as quais consegue decidir em menos tempo.
Tudo isso com a segurança de saber que, seja qual for a sua escolha, ela foi embasada em dados e recomendada por profissionais especializados na área.
Quer saber mais sobre nosso mapeamento de ponto comercial?