A incorporação imobiliária alcançou números históricos no ano de 2021. Mesmo após a pandemia da Covid-19, com o sistema econômico global enfrentando um cenário de sequelas e instabilidades.
As negociações para imóveis de médio e alto padrão, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, tiveram crescimento de 32%.
Ainda, os relatórios da Secovi- SP, indicam que o loteamento de terrenos está em fase de crescimento há 10 anos consecutivos no estado. Em 2010, foram 8 projetos aprovados e 1.328 lotes previstos. Enquanto que em 2019 aumentaram para 446 os projetos aprovados e subiram para 130.135 os lotes previstos.
O analista de Equity Research no TC Matrix, Willian Gomes, afirma que esse fator contribuiu para que o PIB da construção civil subisse 7,6%. Já o PIB nacional no mesmo período, não chegava a 5%.
Em 2022, tudo indica que os números serão ainda mais altos, dando continuidade ao ciclo próspero do mercado. No entanto, existem tendências específicas e um grande volume de dados relevantes. A incorporação imobiliária, a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades, deve focar na inovação tecnológica.
Os dados sobre incorporação imobiliária não faltam, o que falta é capacidade de interpretar
A tecnologia tem conquistado um protagonismo crescente, e ela influencia todas as etapas do processo de tomada de decisão dentro das incorporadoras e loteadoras.
Entretanto, o avanço desse campo é acelerado, e as ferramentas inovadoras surgem a cada dia. Por isso, muitas vezes existe uma defasagem entre os objetos de análise disponíveis, e a análise que, de fato, é feita.
As consequências disso? Desacertos das imobiliárias na escolha de terrenos e interpretações equivocadas sobre tendências de mercado ou mesmo perfil dos compradores.
Portanto, podemos afirmar que tão importante quanto dispor de dados e ferramentas de análise, é ter profissionais que estejam capacitados para fazer um bom diagnóstico.
Análise em prospecção de terrenos para a incorporação imobiliária
Quando falamos em “terreno”, são inúmeros os fatores que determinam se ele pode ou não ser considerado um bom investimento. E é importante ressaltar que a análise deve ser inserida no contexto atual, considerando as ondas comportamentais e o perfil social, tanto das pessoas que ali se encontram quanto daquelas que se pretende alcançar futuramente.
Por exemplo, o levantamento histórico feito pelo PNAD no ano de 2021 revela que o número de apartamentos no Brasil cresceu 321% nos últimos 35 anos .
No entanto, a pesquisa realizada pelo portal Imobiliário ImovelWeb indica que 53% dos brasileiros preferem morar em casas. Segundo eles, o espaço é maior e há a possibilidade de ficar ao ar livre sem necessariamente sair da propriedade. Essa tendência se identificou a partir de 2020, devido à migração de muitas pessoas para o regime de trabalho remoto.
Por conseguinte, dependendo do local que está sendo estudado e suas características, os dados devem ser ponderados com perspicácia, evitando conclusões rasas.
Desta forma, podemos sustentar que se não há um estudo atualizado, não se investe em tecnologia e em relatórios de qualidade, ou se não se tem conhecimento suficiente para avaliar um terreno e a demografia do entorno…
Mesmo com a expansão da incorporação imobiliária e o momento favorável do mercado, será difícil ter uma gestão bem sucedida do projeto.
Até mesmo porque esses vêm sendo os diferenciais competitivos das empresas mais prósperas da atualidade.
Análises direto ao ponto
A Linkages é especializada em mapeamento de mercado. Possui uma solução automatizada baseada na ampla, inteligente e automatizada coleta de dados georreferenciados. Desta forma, consegue prover análises customizadas, com resultados rápidos e confiáveis.
Dispomos de camadas relevantes para a tomada de decisão, como zoneamento urbano, declividade, áreas florestais, hidrografia, infraestrutura, etc. Além de potencial de consumo e comportamento dos competidores.
Essa solução pode otimizar o processo de prospecção adequados para os diferentes projetos do setor imobiliário.
Para mais informações, agende uma reunião conosco.