Provavelmente, você já tenha se deparado com o termo “geomarketing”, mas tenha apenas uma vaga ideia do que significa. Neste artigo, abordaremos as suas origens, a sua evolução, e como se aplica à tomada de decisões para negócios em expansão.
Longe de ser uma área nova de estudo, o geomarketing surgiu em 1930 nos EUA, quando Willian Applebaum fez marcações rudimentares em um mapa visando parâmetros mercadológicos e sociais, procurando entender como as unidades do seu negócio se inseriram naquele contexto. Somente em 1980, passou a existir no Brasil a comercialização de mapas digitais e relatórios sociodemográficos para fins comerciais.
Com o avanço da tecnologia e o aumento da complexidade demográfica nos centros urbanos, o geomarketing não somente ganhou novas ferramentas de coleta e análise de dados, como se tornou um passo necessário para a tomada de decisões rentáveis no que se refere à sustentação e expansão de negócios de todo tipo.
Basicamente, o geomarketing e os minuciosos mapeamentos de mercado nos permitem obter uma visão muito mais precisa do contexto comercial de determinada região, considerando inúmeros fatores como: densidade populacional, pontos geradores de fluxo, pirâmides etárias, presença de concorrentes, faixa de renda da população, etc.
Os dados para os estudos de geomarketing podem ser primários ou secundários, ou seja, levantados pela própria empresa ou oriundos de outras fontes confiáveis, públicas ou privadas. Esses dados são, via de regra, georreferenciados, tendo sua localização expressa em mapas através de coordenadas.
Quando estas informações são marcadas em um mapa, acopladas em robustos relatórios que as interpretam, e utilizadas para a tomada de decisões, podemos afirmar que fizemos um mapeamento de mercado através do geomarketing.
Por que recorrer à geografia para uma análise mercadológica?
A geografia tem como propósito principal compreender a sociedade e como esta se relaciona com o território, fatores indiscutivelmente relevantes para a tomada de decisões comerciais.
Através de métodos próprios de coleta e análise de dados sociais, territoriais, e mercadológicos, o geomarketing torna possível elucidar informações que, talvez, em outro formato (como uma tabela ou um texto) não ficariam tão evidentes e fáceis de associar quanto ficam dentro de um mapa acoplado a relatórios interpretativos.
Quais perguntas o Geomarketing responde?
O processo de mapeamento, em grande escala, poderia ser dividido em 2 grandes etapas: a coleta dos dados, e a interpretação dos mesmos.
Agora, os parâmetros mapeados, ou seja, as informações que pretendemos descobrir, vão depender dos objetivos do mapeamento, que precisam estar muito bem delimitados desde o começo.
Geralmente, os objetivos podem ser formulados no formato de perguntas, que serão respondidas com dados. Por exemplo:
-Quantas pessoas passam diariamente na frente da minha loja e da onde elas vêm?
-Quantos concorrentes existem nos arredores e qual porção do mercado eles ocupam?
-Qual é o poder aquisitivo do público mais próximo do meu negócio?
-Quais fornecedores existem na cidade e quais são os preços praticados?
-Como determinado público se comporta?
-Existem soluções que as pessoas precisam e o mercado ainda não oferece?
Como você pode perceber, existem infinitas perguntas possíveis e para todas, respostas precisas.
No entanto, para evitar distrações, desperdícios de recursos, e garantir uma análise assertiva, é importante delimitar os objetivos de cada mapeamento em função da decisão que se pretende tomar.
Por exemplo, uma cadeia de franquias que pretende abrir uma nova unidade precisará mapear estrategicamente cada ponto comercial antes de determinar qual é o melhor, a fim de prever o sucesso de vendas e possíveis problemas latentes.
Exemplos de análises embasadas no Geomarketing para ganhar segurança e assertividade nas decisões:
-Seleção de ponto comercial.
-Estratégia de precificação.
-Definição de fatores de sucesso.
-Definição de rentabilidade de um ponto de venda.
–Monitoramento constante do mercado.
-Mapeamento de potenciais clientes (renda, dados demográficos, comportamentos)
-Seleção de canais de distribuição e divulgação de produtos e serviços.
-Mapeamento de potenciais fornecedores e|ou colaboradores.
-Mensuração de área de influência e pontos de venda.
-Definição de estratégias de expansão.
-Mapeamento de similares e concorrentes.
Quais segmentos se beneficiam do Geomarketing?
Geralmente, esta metodologia está muito associada ao varejo e à expansão de franquias. Mas, atualmente, o Geomarketing é utilizado em diversos tipos de organizações.
O segmento imobiliário, educacional, empresas prestadoras de serviços, e qualquer negócio que enxergue proveito na aplicação de inteligência mercadológica territorializada faz parte do público alvo do geomarketing. Isso porque, nos últimos anos, a quantidade de dados gerados a partir do crescimento da web e dos avanços tecnológicos faz com que exista muito mais informação disponível para ser analisada, tanto de fontes públicas como privadas.
Hoje em dia, passamos a classificar grandes quantidades de dados como “Big Data” e muito se fala sobre os dados serem o “novo petróleo”, justamente pelo potencial monetário que eles carregam. Pois, pensando logicamente: Dados corretamente interpretados se transformam em informações úteis, gerando insights e decisões altamente lucrativas para as empresas.
Em 2010, o estudo “A Universe of Opportunities and Challenges”, desenvolvido pela consultoria EMC, estimou que em 2020 a quantidade de dados gerados seria de 40 trilhões de gigabytes. No entanto, em 2022, a IBM apresenta um estudo no qual aponta que 90% dos dados existentes foram gerados nos últimos 2 anos.
Necessariamente, tudo indica que, cada vez mais, a inteligência artificial será capaz de refinar os processos que comportam a coleta e a seleção destes dados, e já há projetos empenhados em tornar isso possível.
O maior desafio até agora está em elaborar políticas que não firam a ética para a utilização responsável destas informações.
Geomarketing na prática: a visão da Linkages
Como vimos até agora, a aplicação do geomarketing nas pesquisas mercadológicas tem um potencial enorme para a expansão comercial, principalmente quando utilizamos a nosso favor as novas tecnologias para compilar e organizar dados.
Entretanto, a tecnologia não é tudo. Uma vez que temos a informação, é preciso que alguém a interprete corretamente, tirando conclusões certeiras e apontando os próximos passos. Embora existam diversas ferramentas e plataformas onde é possível acessar uma imensa quantidade de dados, nem sempre as empresas conseguem saber:
-O que procurar
-Onde procurar
-O que estes dados estão dizendo, de fato.
-Quais decisões tomar a partir deles.
O mapeamento de mercado é um processo altamente individualizado, já que cada negócio tem sua particularidade e cada segmento de mercado lida com uma dinâmica própria da sua área. Segundo a especialista Camila Baldoni, geógrafa e gerente de projetos da Linkages:
“Não é possível determinar uma fórmula. Nós precisamos nos reunir com cada cliente e entender a fundo suas necessidades, para depois traçar um escopo de projeto que nos permitirá elencar os dados que precisaremos. A análise só vem depois, quando descobrimos qual é a história que estes dados levantados estão contando e como transmitir isso de maneira que esclareça e dê direcionamentos, e não que confunda ainda mais. É um misto entre a inteligência artificial na coleta e a inteligência humana na análise.”
Data Storytelling e design da informação: o grande diferencial
A Linkages é uma empresa de geomarketing e comunicação, localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
Ao dominar essas duas frentes, e contar com especialistas para cada uma delas, a Linkages garante aos seus clientes não somente uma coleta eficiente de dados de mercado qualificados, mas a elaboração de relatórios customizados que transformam números complexos em informações fáceis de assimilar e simplificam a identificação de soluções ou brechas não exploradas.
Em outras palavras, nós procuramos a história por trás dos dados, e entregamos informações já analisadas pelos nossos especialistas.
Desta forma, poupamos tempo, esforços, e prevenimos leituras de mercado que não condizem com a realidade.
Você também pode aplicar a inteligência mercadológica no seu negócio e tomar decisões com muita mais segurança!
Agende uma reunião conosco para pensarmos juntos nas melhores análises disponíveis para o seu caso.