Nichos de mercado: como uma empresa pode encontrar o seu?

Um nicho de mercado é uma porção específica de um mercado maior, composto por consumidores que têm necessidades, desejos ou características específicas e que são atendidos por produtos ou serviços particulares. Geralmente, é uma parte do mercado ignorada ou sub atendida pelas empresas maiores e mais genéricas, e que pode ser explorada por empresas menores e mais especializadas.

Existem vários tipos de nichos de mercado, cada um com suas próprias características. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Nicho Comportamental

 

Este nicho segmenta o público-alvo com base em seu comportamento de compra. Isso inclui fatores como: necessidades do cliente, benefícios desejados, atitudes em relação à compra, frequência de compra e lealdade à marca. 

Por exemplo, uma empresa de roupas pode segmentar seus clientes em compradores frequentes, compradores ocasionais e compradores que procuram roupas para ocasiões especiais.

Nicho Demográfico

 

O nicho demográfico segmenta o público-alvo com base em características demográficas, como: idade, gênero, renda, ocupação, estado civil, educação e etnia. Essas características são facilmente mensuráveis e podem ajudar as empresas a entender o perfil e os desejos específicos de um grupo demográfico em particular. 

Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza pode segmentar seus clientes em mulheres com idades entre 25 e 35 anos que trabalham em tempo integral e têm uma renda acima da média.

Nicho Geográfico

 

Para este nicho, o critério de segmentação do público-alvo é com base na sua localização geográfica, como cidade, estado, país ou região. Isso é especialmente importante para empresas que atuam em áreas geográficas específicas e que, consequentemente, têm necessidades exclusivas da região. 

Por exemplo, uma empresa que produz casacos para a neve em locais onde neva a maior parte do ano. 

Nicho Psicográfico

 

Aqui, a segmentação do público-alvo ocorre com base em suas características psicológicas, como: personalidade, valores, interesses e estilo de vida. 

Essas características são mais difíceis de medir do que as características demográficas, mas compreendê-las pode ser a chave para que muitas empresas desenvolvam diferenciais competitivos e cativem clientes fiéis.  

Por exemplo, uma empresa de equipamentos de camping pode segmentar seus clientes em aventureiros que gostam de acampar em locais remotos e preferem equipamentos leves e portáteis.

Esses são apenas alguns dos critérios de segmentação de nicho que existem. Neste ponto, é importante observar que um nicho de mercado pode se sobrepor a outros: Uma empresa pode atender mais de um nicho ao mesmo tempo, e uma mesma pessoa pode pertencer a vários deles. 

Encontrando o nicho de mercado para a sua empresa

 

A seguir, apresentamos uma metodologia que pode ajudar a sua empresa a encontrar o nicho de mercado mais adequado.

Defina o seu mercado-alvo:

 

Determine qual é o público-alvo do seu produto ou serviço. Por exemplo, se você vende cosméticos, o seu público-alvo podem ser mulheres entre 20 e 40 anos de idade que se preocupam com a saúde da pele.

Analise a concorrência:

 

Pesquise quem são os seus principais concorrentes e como eles estão segmentando o mercado. Identifique os diferenciais de cada um e, a partir disso, defina qual será o seu. 

Observe o comportamento do consumidor:

 

Tente desvendar as necessidades, desejos e expectativas do público que você quer atender e crie a partir disso. 

Não procure clientes para os produtos que a sua empresa quer desenvolver, crie os produtos que os seus clientes já querem comprar.

Pesquise o mercado:

 

Faça uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial do nicho identificado. Verifique se existe demanda suficiente para o seu produto ou serviço, qual é a concorrência e quais são os principais obstáculos que podem dificultar sua entrada ao mercado.

Esteja atento às oportunidades:

 

Procure identificar as necessidades não atendidas do mercado Ou seja, aquelas demandas que não estão sendo levadas em consideração pelas empresas já existentes. Isso pode se transformar em uma grande oportunidade e no surgimento de um novo nicho de mercado.

Avalie a viabilidade financeira:

 

Por fim, avalie a viabilidade financeira do nicho em questão. Verifique se é possível obter lucro suficiente para justificar o investimento e se os custos são compatíveis com a capacidade financeira da empresa.

Combinando a análise do comportamento do consumidor, o monitoramento da concorrência e a compreensão do próprio negócio, as empresas podem identificar e explorar nichos de mercado com maior eficácia. Lembre-se de que o nicho ideal é aquele que atende às necessidades do consumidor, tem potencial de crescimento e é viável financeiramente. Entretanto, este é um processo contínuo e pode exigir ajustes ao longo do tempo.

Geomarketing e mapeamento de nicho de mercado

 

Prédios vistos de baixo

Identificar um nicho de mercado pode ser todo um desafio, mas é fundamental que pequenos e médios negócios possam se destacar e prosperar. Segundo a Forbes, empresas que se concentram em um nicho específico aumentam suas chances de sucesso em 60% a 70%.

Uma das formas mais eficazes de identificar um nicho de mercado é por meio do geomarketing, a área combina dados georreferenciados e informações de mercado para entender melhor o consumidor e reconhecer oportunidades. De acordo com a Geotab, o geomarketing pode ajudar a aumentar a eficiência operacional das empresas em até 40%, e aquelas que usam a inteligência espacial para tomada de decisão, tem aumento de 20% na produtividade. 

O geomarketing, junto com o mapeamento de mercado, é capaz de identificar regiões onde há uma demanda insatisfeita ou latente, quantificar esta demanda e descobrir se existe potencial de lucro com os recursos disponíveis. Também, ao observar a concorrência, é possível reconhecer lacunas e que possam se traduzir em grandes oportunidades. 

Leia também: Tipos de demanda de mercado: Quais são os fatores que influenciam na prática?

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