Ainda que inserido em um contexto desafiador, o mercado de franquias vem mantendo um ritmo de crescimento que ultrapassa suas próprias projeções. Segundo dados da Pesquisa de Desempenho 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento de 14,3% no faturamento de 2022, atingindo o marco histórico de R$202,6 bilhões.
O mercado de franquias se mostra cada vez mais promissor para empreendedores que buscam oportunidades com boas perspectivas de retorno. Atualmente, o setor possui mais de 3.000 marcas ativas, 11 segmentos registrados e 184.354 unidades em operação.
Vale ressaltar que, em 2021, o setor registrava faturamento de R$185,068 bilhões e previa crescimento de apenas 12% para o ano seguinte.
Se nos remontamos ao ano de 2020, então, o cenário mostrava-se adverso em virtude da pandemia de COVID-19, responsável por uma queda de 10,5% no mercado de franquias. Contudo, não poderíamos afirmar que a retomada das atividades colocou o segmento em um patamar similar ao pré-pandêmico, já que em 2019 o crescimento do mercado de franquias era de apenas 7,1%, em relação ao ano anterior. (Fonte: pesquisa de desempenho ABF)
Esses números apontam que, não somente o franchising se recuperou do período crítico gerado pela crise sanitária, como apresenta claros sinais de ascensão.
O que está por trás do progresso
Os motivos que decantaram em um cenário tão promissor são diversos, porém mensuráveis. Em primeiro lugar, a busca por empreendedorismo e independência financeira tem sido um fator determinante. Cada vez mais pessoas buscam investir em franquias. Principalmente, porque estas oferecem uma uma série de vantagens interessantes. Dentre elas, destacamos a possibilidade de contar com uma marca já estabelecida, suporte na gestão do negócio, padronização de processos e redução dos riscos.
Em segundo lugar, não poderíamos desconsiderar a digitalização das franquias, uma tendência que se intensificou durante a pandemia.
Com a necessidade de se adaptarem ao distanciamento social, muitas franquias investiram em alta tecnologia e soluções online, o que ampliou a presença das marcas e permitiu a continuidade dos negócios mesmo em meio à crise.
Por fim, salientamos a diversificação dos segmentos. Hoje em dia, existem franquias para os mais diversos nichos, desde alimentação e beleza até serviços de limpeza e pet shops. Essa ampla variedade de opções torna o mercado mais atrativo e acessível para diferentes perfis de empreendedores, contribuindo para o aumento do número de negócios e do faturamento do setor.
Top 3: Segmentos em destaque no mercado de franquias
Ainda segundo dados da ABF, todos os segmentos de franquias registraram crescimento em 2022, com destaque para:
- Hotelaria e turismo
Variação de 24,5% no faturamento. Podemos citar como causas a demanda reprimida decorrente do isolamento social. Bem como a retomada gradual das atividades presenciais e um aumento do ticket médio nas passagens aéreas.
- Saúde, beleza e bem-estar
Após a pandemia, a saúde ocupa um papel cada vez mais crucial na vida das pessoas. Por este motivo, novos investidores são atraídos para o setor, valorizando o mercado e profissionalizando a gestão das unidades. A variação em 2022 foi de 21,5%.
- Alimentação e Food-Service
Com variação de 21,5%. o ramo de alimentos vivencia a retomada dos pontos de venda físicos. Entretanto, não registra queda nas vendas por delivery, já incrementadas durante o isolamento. Além disso, houve um aumento do ticket médio dos pedidos devido à inflação.
Segundo o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, além da retomada de atividades presenciais, ele destaca o fato da digitalização oferecer inúmeras vantagens para a gestão dos negócios e para a visibilidade das marcas. Certamente, isso contribui com a recuperação acelerada do mercado e, agora, com a sua curva ascendente.
Projeções para 2023
Levando em consideração fatores variáveis como a inflação, a política monetária, o PIB e as incertezas econômicas a nível global, as projeções para este ano ainda se mostram promissoras.
Estima-se um crescimento de 9.5% a 12% no faturamento, um acréscimo de 4% na presença de outras redes no país e um incremento de 10% na geração de novos empregos (que em 2022, registrou crescimento de 12%, com 1.589.276 postos de trabalho: uma média de 9 por unidade franqueada).
Linkages é aliança firme entre futuro e crescimento
Estamos caminhando para um contexto totalmente novo, onde os mercados são mais predizíeis, e os investimentos muito mais certeiros. A fusão da alta tecnologia no geoprocessamento de dados e a sua tradução humanizada em decisões lucrativas é um futuro que a Linkages não precisa esperar para viver.
Nossas análises personalizadas do mercado e seu território já colaboram diariamente para a construção de estratégias mais assertivas em diversos negócios brasileiros. Veja nossos serviços que atendem o setor de franquias:
Mapeamento de expansão: Indicamos quais localidades são favoráveis para o franqueador investir em marketing e atrair seu público-alvo.
Mapeamento locacional: Indicamos o melhor imóvel para o franqueado instalar seu ponto comercial, considerando a dinâmica de consumo, renda e outras variáveis.
Nossa análise direto ao ponto poupa tempo e recursos do seu negócio.
Muito além dos dados, nós trazemos resultados. Vamos marcar uma conversa?