Expansão de franquias: como diminuir as dores de cabeça que acompanham o processo

A expansão é um momento delicado para qualquer negócio, seja ele uma franquia ou não. 

Por um lado, significa que há recursos disponíveis para arcar com o processo, e isso é ótimo. Por outro lado, representa riscos e abre questionamentos difíceis de serem esclarecidos sem auxílio profissional. 

Neste artigo, vamos abordar as principais dores de cabeça enfrentadas no processo de expansão de uma franquia. Além disso, comentaremos quais dos nossos métodos surgiram com o intuito de aliviá-las. 

Principais dificuldades do franqueador

 

  • Identificação de mercados potenciais: Primeiramente, conseguir identificar as áreas com maior potencial de crescimento e sucesso na implantação de novas unidades. o que pode levar a escolhas inadequadas de localização. 
  • Análise da concorrência: Em segundo lugar, entender o posicionamento dos concorrentes e desenvolver estratégias para se destacar. 
  • Desenvolvimento de estratégias de expansão: Por último, executar estratégias de expansão, incluindo a determinação do número ideal de unidades a serem abertas, o ritmo de expansão e os investimentos necessários. 

Praticamente todas as grandes franquias que conhecemos levam muito a sério a lapidação das suas estratégias de expansão. É a melhor forma de garantir que não haverá perda de receita significativa durante o processo. 

Principais dificuldades do franqueado

 

  • Seleção de pontos comerciais: Em primeiro lugar, a escolha do melhor ponto comercial é o mais comum dos desafios. Para isto, é necessário considerar fatores como localização, público-alvo, tráfego diário, e concorrência. 
  • Adaptação da cultura regional: Em segundo plano, temos a cultura regional das unidades. Nos casos de franquias que se expandem para todo tipo de territórios, é comum que a distância cultural amerite a construção de estratégias específicas de adaptação que garantam o feedback positivo do público.
  • Monitoramento e ajustes contínuos: Outra dor comum enfrentada pelos franqueados é o acompanhamento do desempenho.  Bem como a identificação de pontos de melhoria e a implementação de ações que otimizem os resultados. Por ser um pilar básico da inteligência de mercado, crucial para a sobrevivência à longo prazo, a maioria das franquias e negócios que conhecemos adotam essa filosofia de aprimoramento constante, que requer dados para a tomada de decisão. 

Dados são a resposta 

 

Seja para planejar, executar ou monitorar um processo de expansão de franquia, os dados georreferenciados são o único caminho para ganhar segurança na tomada de decisão.

Eles permitem que você saiba exatamente: 

  • Onde expandir
  • Para quem vender 
  • Como se destacar 
  • Se vale a pena 
  • Se é melhor recuar 
  • Qual é o teto de ganhos 
  • E muito, muito mais. 

Porém, dados isolados não fazem você chegar ao X da questão, muito menos em um processo tão complexo.

Por isso, desde o começo, a Linkages tem uma abordagem que vai um pouco além… 

O diferencial que norteia toda nossa metodologia para expansão de franquias

 

Se bem existem dificuldades específicas do momento e do porte de cada negócio, há uma dificuldade geral compartilhada por todos: a falta de dados e a dificuldade de interpretá-los. 

Tem somente uma coisa pior do que tomar decisões no escuro:  tomar decisões supostamente embasadas, porém equivocadas a raiz de uma interpretação falha. 

É por esse motivo que o nosso diferencial como empresa especializada em mapeamento está em oferecer uma análise já pronta, ao invés de dados desconexos livrados ao entendimento subjetivo de cada um. 

Além de fornecermos informações sob medida que atendem todos os estágios da expansão de uma franquia, tais como: 

  • Mapeamento de ponto comercial
  • Análise da concorrência 
  • Identificação de mercado potencial
  • Construção do público-alvo 
  • Análises georreferenciadas relevantes 

Também eliminamos o principal risco latente na tomada de decisão, mesmo para aqueles que coletam dados de forma profissional: a análise.

Nossos especialistas não somente coletam os dados necessários, mas realizam análises aprofundadas que interpretam esses dados por você, para que seu foco esteja em tomar as melhores decisões. 

Desta forma, você recebe relatórios no nosso melhor estilo direto-ao-ponto, com insights já formulados, que acompanham gráficos e elementos visuais para facilitar sua compreensão.

Todos desenhados sob medida pela nossa equipe especializada em design da informação

franquia

 

A rápida aplicabilidade dos dados nos torna um acelerador do processo de expansão de franquias. Com a Linkages, franqueadores e franqueados tomam decisões estratégicas mais rápido. 

Você também quer ter mais confiança na hora de decidir o futuro do seu negócio? 

Agende uma reunião com nossos especialistas. 

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