Provavelmente você já tenha visto algumas empresas ostentando uma certificação GPTW (Great Place To Work), e tenha se perguntado como aquilo surgiu e se é realmente relevante no mundo corporativo.
Embora tenha ganhado popularidade nos últimos anos, a empresa de consultoria Great Place To Work existe desde 1980 e foi fundada pelo jornalista Robert Levering.
A certificação GPTW, por sua vez, teve a sua origem em 2017 e nasceu com o intuito de reconhecer mundialmente empresas de todos os portes que conseguem criar excelentes ambientes de trabalho.
Atualmente, a certificação está presente em mais de 100 países, e realiza rankings anuais, levando em consideração diversos critérios, como clima organizacional, benefícios, remuneração, transparência da gestão, entre outros.
Já as organizações que passam pela consultoria da empresa e ultrapassam os 70 pontos na avaliação, recebem o tão cobiçado selo GPTW.
Great Place To Work significa “Excelente lugar para trabalhar” e obter uma dessas certificações implica em consequências muito positivas para as empresas, especialmente para aquelas que têm dificuldades em achar e reter talentos especializados, como as empresas do setor de tecnologia da informação.
Por que ser uma empresa GPTW?
Com o aumento na complexidade do mercado de trabalho, e as necessidades de flexibilidade e propósito das novas gerações se fazendo cada vez mais presentes, o ambiente corporativo não teve outra opção a não ser se adaptar a este novo cenário para diminuir o turnover.
Entretanto, o que talvez começou como uma medida de contenção, demonstrou entregar resultados extraordinários em termos de receita, produtividade, autoridade de mercado, e claro, retenção de talentos, Todos esses elementos que contribuem para reduzir o inimigo número um do RH: a alta rotatividade de pessoas.
Em outras palavras, cada vez mais, as empresas estão percebendo que criar um bom ambiente de trabalho e estabelecer um relacionamento 1:1 com seus colaboradores está longe de ser mais uma estratégia de marketing (mesmo que seja, e uma muito boa por sinal), mas que impacta diretamente na qualidade do trabalho, das ideias e, financeiramente, no lucro.
O foco da GPTW está na cultura da confiança, na inovação e no alto desempenho. Segundo o CEO da empresa, Michael C. Bush, as organizações que desejarem conquistar o selo precisam demonstrar indicadores saudáveis nas categorias de:
- Eficácia da liderança;
- Confiança e transparência;
- Valorização do potencial humano;
- Crescimento financeiro;
- Cultura da inovação;
- Forte visão de mercado e valores.
Já os indicadores internos, que são avaliados em função das pesquisas com os colaboradores, são:
- Credibilidade;
- Respeito;
- Imparcialidade;
- Orgulho;
- Camaradagem.
Como funciona a aplicação para o selo GPTW e os rankings no Brasil?
O site da Great Place To Work disponibiliza a pesquisa Trust Index, realizada online, como o primeiro passo para concorrer ao selo. Nela, os colaboradores terão de responder perguntas sobre o ambiente de trabalho da empresa.
A partir disso, é gerado um relatório com uma análise completa sobre clima organizacional, contendo pontos fracos e pontos fortes, o que precisa ser melhorado e como as pessoas enxergam a empresa.
A principal função deste relatório, sejam os resultados positivos ou não, é que sirva como base para a implementação de melhorias. Principalmente porque a certificação GPTW tem duração de um ano, tempo suficiente para aplicar novas estratégias.
Nesse tempo, a empresa precisa atingir, no mínimo, 70 pontos para obter o selo e participar do ranking (que é habilitado apenas para quem recebe o selo).
Se a pontuação não for alcançada de primeira, a empresa pode fazer uma nova tentativa a cada 4 meses (3 vezes no período de um ano).
Os rankings citam as melhores empresas para se trabalhar, contribuindo com a construção das suas marcas empregadoras e aumentando seu prestígio perante o mercado. No Brasil, a divulgação acontece mediante uma parceria com a revista Época Negócios, que, na ocasião, lança uma edição especial com o ranking e as melhores práticas de gestão de pessoas.
As categorias possíveis a nível nacional são:
- Multinacional (Médio porte);
- Nacional (Grande, médio e pequeno porte);
- Regional (Estadual);
- Setorial (De acordo com o setor das empresas);
- Temático (Adoção de práticas pró LGBTQ+, Étnico Racial, Gênero, entre outros).
Já para o ranking da América Latina, as categorias podem ser:
- Multinacionais
- Grandes Empresas Nacionais
- Pequenas e Médias Empresas Nacionais
Quanto custa ter acesso à pesquisa GPTW, aos relatórios, e à certificação?
Os custos variam de acordo com o tipo de contratação e o porte da organização. Mensalmente, empresas que têm entre 10 e 29 colaboradores, pagam R$225,00. Já para aquelas que têm mais de 30 colaboradores, os valores vão desde R$389,00, até R$2.448,00.
A nota final envolve 2 pesquisas: a de 5 dimensões, que é responsável por 67% da nota, e a de cultura, com 33% de influência. As empresas que não obtiverem a pontuação mínima, não obtêm o selo e consequentemente, não participam do ranking anual.
O Selo GPTW como um indicador de desempenho
Mais do que um item de ostentação, a certificação GPTW pode ser considerada um indicador de desempenho na sua empresa. Isso porque reflete o quanto os colaboradores estão satisfeitos e orgulhosos em fazer parte da organização, assim como o nível de comprometimento com entrega de resultados.
Desta forma, é possível identificar se os investimentos no fortalecimento cultural da empresa e no engajamento dos colaboradores, de fato, estão funcionando (ou se está na hora de começar a investir mais).
Também, é inegável o efeito que a certificação causa perante o mercado.
Dentre outros, destacamos:
– Aumento da visibilidade: Afinal, a sua empresa aparece em um ranking nacional dos melhores lugares para se trabalhar.
– Aumento da autoridade: Qualquer empresa que obtenha o selo, está seguindo os passos da Google, Apple, Volkswagen, Itaú, Mercado Livre, entre outras gigantes.
– Fortalecimento da marca empregadora: Sem dúvidas, a certificação é uma vitória para o seu employer branding.
– Mais interessados: Muitas mais pessoas vão priorizar uma vaga na sua empresa, pois elas têm uma garantia de autodesenvolvimento, transparência e ambiente agradável.
– Melhores resultados: Motivação, incentivos, reconhecimento, um bom clima organizacional, tudo contribui para que seus colaboradores “vistam a camisa da empresa” e aumentem sua produtividade.
– Benchmarking de qualidade: Graças aos relatórios, você pode ter noção de como a sua empresa está em relação a outras similares no mercado, sendo muito mais assertivo no diagnóstico e na tomada de decisões a partir dele.
Características das empresas que já são GPTW
Os colaboradores que trabalham em organizações que já conquistaram o selo, afirmam que as prioridades que determinam a permanência são: Qualidade de vida, salário e benefícios, estabilidade, plano de carreira, oportunidades de crescimento e alinhamento de valores com a empresa.
Algumas estatísticas interessantes destas empresas são:
– 77% das empresas premiadas possuem horários flexíveis e formato híbrido ou remoto de trabalho.
– 66% dos colaboradores têm de 1 a 3 conversas por ano com a liderança sobre desenvolvimento individual.
– 96% possuem licença maternidade e paternidade.
– Apenas 17% aderem ao formato de 4 dias úteis por semana.
– 45% possuem práticas sólidas de ESG (Sustentabilidade, social e governança)
– 95% das empresas adotam políticas de inclusão da diversidade e combate à discriminação.
– 5% do quadro são pessoas com algum tipo de deficiência.
– 96% dos colaboradores alegam que os líderes e gestores são éticos e transparentes.
– 97% do quadro afirma se sentir orgulhoso de pertencer à organização.
Como a Linkages pode te ajudar a conquistar a certificação
Como você deve ter percebido, a obtenção do reconhecimento GPTW depende de alguns critérios e, principalmente, da qualidade do ambiente geral da empresa.
A Linkages, além de mapeamento de concorrentes e de mão de obra especializada, conta com especialistas em comunicação: um fator determinante para melhorar o clima da organização e consequentemente, ter maiores chances de adquirir o selo.
Desde brand design, até planejamento de comunicação interna e marketing de conteúdo, buscamos elucidar a essência da empresa através de mensagens claras e impactantes, fortalecendo a percepção de valor perante o mercado e perante os colaboradores.
Afinal, até mesmo avisos internos operacionais precisam ser pensados de maneira estratégica, para que diminuam os atritos na comunicação e carreguem os valores da marca empregadora: uma qualidade que só se atinge com a padronização visual e textual.
Também, a aplicação de campanhas de endomarketing, que visam engajar os colaboradores e estimular a criação de laços emocionais com a empresa, requerem, além da comunicação estratégica e padronizada, um planejamento que vise fazer o melhor possível, em menos tempo e utilizando os recursos disponíveis.
Para saber mais sobre como os serviços da Linkages podem melhorar o clima da sua empresa e manter seus melhores talentos engajados, agende uma reunião conosco!
Estaremos felizes em elaborar uma solução personalizada para seu negócio.
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