O futuro da geração Z: conheça tendências de consumo e moradia que já estão revolucionando o mercado mundial

Não é uma novidade que a Geração Z, composta por jovens nascidos em meados da década de 1990 e até o início dos anos de 2010, vem moldando o cenário de consumo de maneira notável. 

À medida que essa geração amadurece e entra no mercado de trabalho, sua visão de mundo e suas escolhas particulares causam impactos significativos em todos os setores, principalmente no que se refere à alimentação e moradia.

Portanto, acompanhar estas mudanças torna-se crucial para aqueles negócios que pretendem se manter prósperos nos anos futuros. Neste artigo, exploraremos as tendências de consumo da Geração Z e seu impacto nas próximas décadas, continue lendo! 

A geração do contra? 

 

Embora muito se fale sobre a geração Z ser “contra” às anteriores, é importante destacar que esse movimento disruptivo das gerações mais jovens é mais do que esperado a nível social e populacional. Normalmente, as gerações emergentes são as responsáveis por sacudir as estruturas pré-estabelecidas da sociedade e encontrar novos sentidos para elas, assim como novas formas de habitar e ver o mundo. 

Desta forma, a geração Z já vem mostrando algumas características interessantes se comparadas à geração dos millennials, tais como:

  • Maior interesse na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. 
  • Menor interesse no trabalho como um “propósito de vida” e mais como um “meio para a vida.” 
  • Preferência por alimentos e rotinas que cuidem do corpo e da saúde como um todo. 
  • Lealdade com marcas que defendem valores parecidos e oferecem experiências personalizadas. 
  • Baixa percepção de valor em “objetos” e alta percepção de valor em “experiências”. 
  • A tecnologia, o conforto e a hiper conexão já são moeda corrente e são uma prioridade para eles. 

Consumo, alimentação e sustentabilidade para a Geração Z 

 

geração Z

 

Segundo uma pesquisa da Mintel, realizada em 2023, que contou com a participação de mais de 1.000 pessoas nos Estados Unidos, a geração Z é a mais propensa a preferir refeições caseiras, procurar por alimentos saudáveis e sustentáveis e gostar de variações no cardápio, com direito a experimentações exóticas. 

A Geração Z vem demonstrando que está mais disposta a adotar dietas baseadas em plantas, reduzir o consumo de carne e buscar alimentos orgânicos. Além disso, há um foco crescente na origem dos alimentos e na transparência das cadeias de suprimento.

Isso chama a atenção para a necessidade do aumento de opções veganas e vegetarianas, assim como a adoção de políticas transparentes de sustentabilidade para as marcas e cadeias de alimentos. 

Ao mesmo tempo, esta geração não é imune aos encantos do capitalismo. Duas pesquisas realizadas nos Estados Unidos em 2023, pelo NPD Group e a Mckinsey, que contaram com a participação de mais de 40.000 pessoas, determinaram que esta geração é muito propensa a gastar grandes somas de dinheiro em experiências gastronômicas memoráveis. 

Os “foodies”, nova forma de se referir à geração que gosta de experimentar sabores e compartilhar suas experiências nas redes sociais, estão impulsionando o crescimento de restaurantes e cafés inovadores que oferecem pratos únicos, ambientes instagramáveis e valorizam os criadores de conteúdo. 

Creator economy: entenda do que se trata e por que você precisa se preocupar com isso 

 

A creator economy é um ecossistema econômico que gira em torno de criadores de conteúdo, como influenciadores digitais, artistas, músicos, designers, entre outros. Estes criam conteúdo online e monetizam seu trabalho por meio de assinaturas, anúncios, patrocínios e vendas de produtos.

De acordo com um relatório da PwC, a creator economy movimentou US$ 104 bilhões em 2022, e esse número deve crescer para US$ 184 bilhões até 2025. A geração Z é um dos principais motores desse crescimento. 

Os membros da geração Z são nativos digitais e estão mais propensos a consumir conteúdo online, assim como a apoiar criadores de conteúdo e ter suas escolhas de consumo influenciadas. 

Aqui estão alguns exemplos de como a geração Z está impulsionando a creator economy:

  • Assistindo a vídeos de influenciadores digitais no YouTube, TikTok e Instagram.
  • Comprando produtos recomendados por influenciadores digitais.
  • Contribuindo para campanhas de financiamento coletivo de criadores de conteúdo.

A creator economy é uma tendência crescente que está transformando de forma profunda as relações sociais de consumo. As empresas que desejam se conectar com esse público emergente devem considerar algumas destas estratégias: 

  • Mapeamento de criadores de conteúdo alinhados ao público-alvo do negócio. 
  • Criação de oportunidades para a promoção dos produtos ou serviços. 
  • Solicitação de conteúdo personalizado e contratação de embaixadores de marca. 

Como as tendências da geração Z vão afetar o mercado imobiliário? 

 

As tendências de moradia da Geração Z também refletem sua abordagem inovadora e flexível para a vida. Com a ascensão do trabalho remoto e o desejo de maior mobilidade, muitos da Geração Z estão optando por moradias alugadas e compartilhadas. Isso inclui co-living, onde várias pessoas dividem espaços de vida e trabalham juntas, proporcionando um senso de comunidade.

A tecnologia também desempenha um papel significativo nas escolhas de moradia desta geração. Eles valorizam residências equipadas com tecnologia inteligente, como sistemas de automação residencial, segurança conectada e acesso conveniente a serviços online. Além disso, a acessibilidade a espaços de trabalho compartilhados e a infraestrutura de transporte é crucial. 

A pesquisa da JLL, realizada em 2023, contou com a participação de mais de 500 executivos do mercado imobiliário global, e revelou que a geração Z está impulsionando o crescimento do mercado imobiliário em cidades menores e médias, bairros mais diversificados e imóveis mais compactos, como apartamentos ou casas compartilhadas. 

Ao mesmo tempo, existe uma tendência desta geração a preferir alugar imóveis ao invés de comprar, o que permite uma maior flexibilidade na moradia e aumenta o seu poder de consumo. 

Esse cenário chama a atenção para possíveis tendências futuras do mercado imobiliário, que combinem sustentabilidade, tecnologia, conforto e diversificação em imóveis inovadores, disponíveis para aluguel em cidades de todo tipo, contribuindo para uma pluralização do território geográfico. 

A Linkages está de olho no futuro 

 

Se adaptar às novas demandas e apontar à conquista das novas gerações é uma postura para empresas inteligentes, com visão de mercado. O nosso papel é oferecer todos os dados e insights necessários para que isso aconteça no seu negócio de forma mais rápida, segura e lucrativa. 

Se você deseja entender como podemos te ajudar de forma mais aprofundada, agende aqui uma reunião com um dos nossos especialistas. 

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