“Conheça os seus inimigos e conheça a você mesmo” – Afirmou Sun Tzu, militar estrategista e filósofo chinês, milhares de anos atrás…
Embora essa frase tenha nascido num contexto bélico, podemos afirmar que hoje ela ainda é válida no mundo dos negócios e dos mercados. Afinal, não é nenhuma novidade que estudar os movimentos da concorrência é essencial não só para antecipá-los, mas para traçar estratégias que diferenciam o seu próprio negócio perante os olhos do consumidor.
Entretanto, o que pode não ser tão óbvio assim é o fato que, além do recomendado monitoramento da concorrência, suas análises precisam estar inseridas em um contexto. Na Linkages, chamamos este contexto de visão de mercado.
Leita também: Visão de mercado: o que é e por que é importante mapear a tempo.
Ter visão de mercado vai muito além de contar com dados soltos sobre a concorrência, traçar suposições sobre o futuro ou fazer um estudo aqui e outro ali.
Trata-se de mergulhar profundamente na intrincada teia do meio onde o seu negócio está inserido. Uma vez lá dentro, você terá uma Big Picture de como essas relações de consumo de fato funcionam. (E claro, poderá dar zoom naquilo que chamar mais a sua atenção).
Pensando nisso, nossos especialistas mapearam 5 perguntas essenciais para compreender melhor o seu mercado de atuação logo em janeiro e garantir um ano de melhores decisões e maiores resultados.
E uma observação importante: é completamente normal você perceber que ainda não tem todas as respostas. Ao longo do ano, seu negócio terá a oportunidade de investigar mais e, até mesmo, contar com ajuda profissional para te guiar no vasto mundo dos dados – ou, como dizem por aí, o novo petróleo. –
Quais são os concorrentes, diretos ou indiretos, que possuem market share no seu mercado de atuação?
Começamos, claro, pelo básico. Mapear a concorrência e, mais importante ainda, entender como ela chegou onde está. Aprender com os erros e acertos de outras organizações pode poupar à sua muito tempo e dinheiro valioso.
Uma vez que tenhamos compreendido como se configuram os diferentes agentes do mercado (neste ponto, pode ser útil colocar um limite geográfico. Por exemplo: o mercado de alimentos do estado X ou o mercado de cabeleireiros do bairro Y), chegou o momento de tirar a Big Picture. Ela com certeza terá muito a contribuir nas suas análises e decisões de negócios.
Esteja preparado para explorar as nuances desse ambiente específico, mergulhando nas complexidades das relações de consumo e identificando oportunidades que podem ter escapado a uma análise superficial.
Quais são as tendências emergentes que podem impactar o seu setor neste ano?
É aqui que começa a ficar complexa a nossa análise (a maioria dos negócios para na pergunta 1).
Entender quais são as tendências do mercado, ou seja, para onde você deverá direcionar mais atenção e recursos daqui para a frente, pode ser desafiador. Principalmente se não se conta com dados precisos.
E não se engane, a necessidade de acompanhar tendências vai muito além das aparências (embora elas também sejam importantes).
Ao saber quais são os movimentos emergentes num determinado mercado, partam eles dos consumidores ou da própria concorrência, você ganha tempo e uma chance única de não ser pego de surpresa – e não estamos falando de boas surpresas -.
Em outras palavras, você poderá evitar catástrofes, se antecipar às jogadas mercadológicas da concorrência, e claro, melhorar as vendas oferecendo produtos e experiências muito mais condizentes com o que se procura e se oferece.
Neste caso, a Big Picture das tendências também é válida. Procure compreender de onde esses movimentos surgem e se merecem, de fato, a sua atenção. A ajuda de especialistas é essencial nestes casos.
Leia também: o futuro da geração Z: conheça as tendências de consumo e moradia que já estão revolucionando o mercado mundial
Quais são os desafios regulatórios, tecnológicos ou econômicos que o seu mercado enfrenta ou pode enfrentar em breve?
A Big Picture fica ainda mais “big” quando olhamos para fatores que podem parecer externos, mas tem potencial de afetar diretamente o seu consumidor e as dinâmicas do seu negócio.
A regulação governamental, em constante evolução, pode moldar o cenário operacional e criar oportunidades ou obstáculos inesperados.
As mudanças tecnológicas, muitas vezes rápidas e disruptivas, podem redefinir as expectativas do cliente e remodelar a competição no mercado.
Da mesma forma, fatores econômicos, como flutuações nas taxas de câmbio ou mudanças nas tendências de consumo, podem impactar profundamente a viabilidade e o sucesso do seu empreendimento.
Antecipar estes eventos, mesmo que seja a partir de suposições sobre o futuro, pode blindar o seu negócio de imprevistos ou previstos inevitáveis, além de criar oportunidades que talvez mais ninguém esteja enxergando.
Canais de distribuição e divulgação: o que está perdendo e o que está ganhando relevância?
A relação empresa-consumidor, na maioria das vezes, é complexa e nada óbvia. Principalmente num contexto onde cada vez mais rápido e de forma mais radical, a tecnologia molda o nosso comportamento.
Por mais que seja tentador supor que as redes sociais, por exemplo, são um melhor canal de divulgação do que as mídias tradicionais, é preciso tomar muito cuidado com “achismos”, pois eles podem não ser aplicáveis a todos os negócios e a todos os públicos.
A verdade é que os dados são o seu bem mais precisado na hora de tomar qualquer decisão (principalmente se essa decisão envolve dinheiro e implica riscos).
Leia também: Dados: quantos geramos e como eles se transformam em insights.
Quando falamos em canais de distribuição e divulgação, estamos falando diretamente daquilo que mantém qualquer negócio vivo: os seus clientes.
Portanto, observar como outras organizações, concorrentes ou não, se relacionam com o cliente e se inspirar em outros mercados mais maduros é imprescindível para ter uma Big Picture ainda mais útil.
O seu negócio faz parte do mercado: quais dados você está documentando e utilizando como fonte de melhoria?
De nada serve estar com os dois olhos no mercado e nenhum no seu próprio negócio. Parece óbvio, mas é sumamente fácil esquecer.
Os dados da sua organização são, com toda certeza, a fonte mais barata de insights e melhorias que você poderá ter.
Pergunte a si mesmo: Quais métricas estamos monitorando para avaliar o sucesso das nossas operações? Como esses dados refletem o real panorama do mercado e da nossa interação com ele?
Vale a pena dar zoom nesses quesitos e mantê-los sob constante análise.
Te ajudamos a montar a Big Picture do seu mercado
Até aqui, você deve ter percebido que avaliar o mercado vai muito além de ficar atento a um concorrente ou outro. Fazer análises certeiras depende de dados confiáveis e da sua capacidade de extrair insights deles.
Por isso, o melhor caminho é contar com profissionais especializados que, não só têm a habilidade de coletar e analisar grandes volumes de dados, mas que vão olhar as particularidades do seu negócio e identificar oportunidades específicas para o seu perfil.
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