Mapeamento de Tendências e Oportunidades de Mercado

CONTEÚDO & AVALIAÇÃO

Teórico: Conceitos de futurismo, mapeamento de tendências, foresight estratégico, captação de sinais de mudança do setor/mercado, incertezas e criação de cenários.

Prática: Cases de (in)sucesso e aplicação de estudo de mercado, considerando a área de atuação do aluno(a).

Critérios de avaliação: Atividade prática no último encontro.

DOCENTE COORDENADOR
Dsc. Lucas Baldoni

Experiência de 10 anos em pesquisas socioeconômicas regionais e mapeamento de atividades de empreendedorismo e inovação. Graduado em geografia nas modalidades de licenciatura e bacharelado em análise ambiental e geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista...

Experiência de 10 anos em pesquisas socioeconômicas regionais e mapeamento de atividades de empreendedorismo e inovação. Graduado em geografia nas modalidades de licenciatura e bacharelado em análise ambiental e geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- 2012). Possui doutorado (2019) e mestrado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faz Pós-Doutorado na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA- USP). Foi consultor técnico no planejamento de ações para 13 Distritos Industriais para a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Atuou como consultor na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp (INCAMP) para a certificação nível 1 do CERNE/ANPROTEC. Atuou na implantação da Incubadora FOMENTA no município de Santa Cruz das Palmeiras (SP). Foi consultor do Techno Park Campinas para o credenciamento no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI/SPTEC) e consultor no Parque Tecnológico e Empresarial Galileo em Paulínia (SP). Atuou no estudo intitulado Ecossistema de Startups de Hardware no Brasil: Cenários e Desafios", encomendado pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMICRO). Foi consultor técnico para elaboração da base de dados georreferenciada, organização dos players e mapas temáticos sobre o ecossistema regional de internet of things (IoT) e indústria 4.0 para a Estrategia para la Transformación Digital de Campinas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Colaborou como avaliador no Programa Ideaz realizado pela INOVATIVA, ANPROTEC, SEBRAE e SEPEC/ME. Trabalhou como Analista de Ambientes de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e na área de empreendedorismo na Agência de Inovação INOVA-UNICAMP. Atuou como Trends Researcher na área de Ventures da Accenture Brasil. É diretor na Linkages, empresa especializada em mapeamentos.

pt_BRPortuguese